
Nossos músculos são a interface entre o sistema nervoso (que determina o que queremos fazer) e o sistema esquelético (que fornece a estrutura e a forma para realizarmos as ações).
Os músculos nos dão a força, a energia e a vontade para executar as ações iniciadas no nosso sistema nervoso, com o suporte dos ossos.
As aulas de “Vivências em movimento” buscam promover o reconhecimento das partes do corpo, numa visita lúdica porém funcional e atenta aos músculos, ossos e tendões, identificando-as às suas funções e nomes, através do toque e de sensações despertadas com diferentes técnicas somáticas e práticas proprioceptivas, abrangendo questões pessoais e profissionais dos participantes.
Juntamente com esse estudo anatômico e as práticas de toque, o participante é levado a se mover, dando suporte às mudanças de tônus e de padrões de movimentos dos músculos.
Procuramos provocar o participante a refinar sua percepção da relação dos músculos com os ossos e tendões envolvidos em cada ação, e a verificar se o resultado final está de acordo com sua intenção inicial.
E procuramos, principalmente, fazê-lo observar se atingiu seu objetivo sem esforço e com prazer em se mover!
Prazer que deve ser levado para o seu dia a dia, para o funcional de sua vida pessoal e profissional. Afinal, nesse processo, os participantes são encorajados a compreender como a educação somática do movimento pode se tornar parte de sua prática pessoal e profissional.
Durante as aulas, pesquisamos anatomia, filosofia, fisiologia, música, passando pelas formas de expressão, como o desenho, o canto, a pintura, a escultura e a dança.
Os temas abordados são os diretamente ligados à vida cotidiana.
A partir de diferentes camadas do corpo (sistema muscular, sistema nervoso, órgãos, sentidos, percepção) e por meio de experiências como alongamento, automassagem, visualizações guiadas, alinhamento corporal, movimentos coordenados com sons e músicas, leitura de textos ou observação de gravuras e elementos que auxiliam na propriocepção e na construção dos movimentos, o participante vai dando vazão às tensões e emoções contidas, e ganha espaço para liberar energias e se mover com naturalidade, autenticidade e harmonia.
A proposta final é gerar no grupo de participantes momentos de bem-estar através de vivências corporais que permitam a cada um o reconhecimento de si mesmo e a conquista da organização corporal com ampliação do seu repertório de movimentos, resultando numa possibilidade maior de expressão através do próprio corpo.
Para pessoas com mais de 55 anos.
Horários:
Terças e quintas, das 9h30 às 10h30.
Com Teca Marchetto e Heloísa Giuzio.
Obs: há disponibilidade para novas turmas. Entre em contato conosco!
Para fotos e vídeos click aqui